a rua é da gente

a rua é da gente

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Meu dia de Caetano Veloso

     Acompanho o blog de alguns jornalistas e fico impressionada com a capacidade que alguns leitores tem de deturparem o que foi dito, a propósito, claramente, nos posts. Com o passar do tempo, eu concluí que parte dessa confusão, na verdade, é proposital. Os motivos, suponho, são diversos, mas não vou tratar dessa questão agora.
     Ontem, aconteceu algo semelhante comigo. Pretendia inaugurar o blog com um post sobre os grupos que estão promovendo marchas contra a corrupção através das redes sociais. Mas, eu decidi escrever esse post hoje - apesar de meu blog não estar pronto - por causa do que aconteceu comigo ontem. Como queria escrever um post sobre esses grupos, eu enviei para os emails dos grupos uma série de perguntas semana passada, mas não obtive retorno.
    Resolvi, então, postar algumas de minhas perguntas no mural de o NASRUAS. Dois integrantes, no entanto, além de não respondê-las - até aí, ninguém é obrigado a responder nada -  preferiram fazer uma série de suposições absurdas.Uma disse que eu era suspeita por não mostrar a minha cara no facebook - não publiquei minha foto, simplesmente, porque não sei como fazê-lo. Nada contra minha cara nem em  me mostrar -  e o outro, que eu devia ser uma petista corrupta com a intenção de tumultuar o ambiente de o NASRUAS.
   A partir desse momento, eu comecei a ser desancada por um monte de gente que nem sequer havia lido minhas perguntas. Tentei esclarecer os equívocos e, talvez, tenha me excedido. Sei lá. Não sou nem nunca fui uma pessoa, digamos assim, de praticar política de boa vizinhança e falei o que eu sentia.   De imediato, eu me lembrei de uma experiência vivida por Caetano Veloso - e, por favor, não sou ninguém para me comparar a esse grande artista - quando se apresentou em um festival no TUCA. Caetano foi vaiado, provavelmente, por não concorrer com uma típica canção de protesto e soltou o verbo, dizendo, basicamente, para o público: se vocês entenderem de política como entendem de estética, nós estamos fritos. Parodiei essa declaração de Caetano e pronto: virei o alvo do achincalhe do dia. Tudo se tornou motivo para eu ser esculhambada em praça pública, até mesmo o fato de eu ter poucos amigos no facebook - eu, para ser franca, mal sei me movimentar no face.
   Enfim, eu deixei de me sentir uma Maria Madalena quando um rapaz, Francisco Sollas, de 18 anos, de Salvador, percebeu que  eu não era o dragão da maldade, me socorreu e disse que eu deveria procurar Decio, um dos criadores/fundadores de o NASRUAS, para obter as informações que precisava para escrever o meu post. Foi, então, que eu comecei a receber as informações que precisava para escrevê-lo. Mais ainda: alguns integrantes até se desculparam por esse entrevero todo.
     Agora, estou lendo os emails de integrantes dos grupos NASRUAS e BRASIL-UNIDO CONTRA A CORRUPÇÃO para escrever sobre essa marcha. Muito obrigada mesmo pela colaboração. Sem vocês, eu não poderia fazê-lo. Como, afinal, eu vou escrever uma reportagem sobre um determinado assunto sem falar com as pessoas envolvidas? E se eu faço alguma pergunta inconveniente para um entrevistado, cabe a ele me ajudar esclarecer minhas dúvidas. Muito obrigada por tudo. O próximo post será, justamente, sobre essa moblização nacional contra a corrupção, promovida pelos grupos nas redes.   Eloisa Deveze

3 comentários:

  1. - Realmente Eloisa, as pessoas se irritam com perguntas inconvenientes de jornalistas e acabam agindo por impulso. Tem-se que ser controlado e preparado para perguntas jornalisticas, que claro serão inconvenientes para tocar no ponto da questão. Mas como te disse antes, acredito que as pessoas estavam "putas" com os perfis falsos que vem atacando esse tipo de grupo e te confundiram, e mesmo que fosse um perfil falso tumultuando o melhor teria sido agir com respeito e ate tentar mudar a opinião da pessoa. O Décio me contou que isso aconteceu uma vez num grupo de debate politico no Facebook, alguns perfis falsos estavam tumultuando e um cientista politico os tratou de tal forma que mudou a concepção deles sobre o tema, uma situação realmente cômica e educadora ^^.
    - Estou ansioso pela matéria sobre os grupos que estão promovendo a marcha contra a corrupção. Um abraço e Boa Sorte com o Blog!

    ResponderExcluir