a rua é da gente

a rua é da gente

domingo, 9 de setembro de 2012

Avisa lá pro Obama: Brasília e Rio Preto são puro jazz, e Washington Carvalho é o cara.

 


    É sempre a mesma coisa: entra mês e sai mês, e às marchas contra a corrupção do Planalto Central e da aconchegante São José do Rio Preto dão show de público, protesto e  criatividade, enquanto às de Sampa são um fiasco em todos esses quesitos.
   Dois dias atrás, aliás, os grupos anticorrupção nem sequer levaram suas lideranças, pelo menos, não todas, para a Paulista. Tanto é que Carla Zambelli, de o Nasruas, e Marcello Reis, Revoltados Online,trocaram esse desfile, com a presença de 600 a 800 manifestantes,  pelo de Brasília, que reuniu nada menos que cerca de 8 a 10 mil na Esplanada graças ao grupo MBCC. É provável que Carla tenha voado até lá para prestigiar e atrair gente para a marcha de o Nasruas-DF, marcada, por sinal, no mesmo horário da que foi organizada pelo MBCC. Mas, se foi para engrossá-la, ela deu com os burros n'água: os integrantes de seu grupo na capital do país sumiram com faixa e tudo no meio da multidão.
    Mesmo assim, ela e Reis, e ao que tudo indica, o casal 20  do movimento cibernético de SP e, quiça, algum dia, do território nacional, não saiu de lá de mãos abanando: eles devem ter faturado uns trocados com à venda de camisetas.
    Nem é preciso dizer que a perfomance da dupla dinâmica deixou o pessoal do Planalto de queixo caído. Espantoso mesmo é saber que a marcha da maior cidade do país atraiu em torno de 600 a 800 gatos pingados e não contou nem com a presença de alguns de seus organizadores. Fazer comparações entre os combatentes da corrupção de São Paulo e Brasília, vamos combinar, chega ser falta de educação.
    A manifestação de protesto em Brasília, e ao contrário das anteriores, foi marcada por lances sinistros, como diz Geraldão, do MBCC." O comandante do policiamento deu sua palavra, em uma reunião, que a gente poderia descer com o nosso carro de som até à Esplanada dos Ministérios. Mas, 5 minutos antes de fazer o trajeto, ele ligou e proibiu a descida com carro por ordem da presidência", afirma ele, destacando o fato de o MBCC, no ano passado, ter usado um carro de som para pedir a manifestantes que não invadissem uma área de segurança. No caso, um espelho d'água em frente ao Congresso. " Se tentassem de novo, como a gente iria orientar as pessoas?, pergunta.
   Os lances sinistros não param ai. " Toda a extensão da Esplanada estava com tapumes e cerca", diz e prossegue " As torres de água para o pessoal se hidratar dessa vez não foram colocadas pela CAESB, Companhia de Água. E, ainda não bloquearam o tráfego, atrasando o desfile em duas horas"
Não bastasse, revela Geraldão, apareceu gente na fanpage os chamando de corrompidos por terem criticado a presidente Dilma devido à proibição do carro de som na Esplanada. " Falaram que ela não teria tempo para se preocupar em dar ordem para um carro não descer", relata, e finaliza, " O que, também, aumenta a corrupção no país é que muita gente vê os politicos como Deuses, e os partidos, como Seitas", desabafa.
    Outra indelicadeza é exibir aos cabeças do movimento cibernético da Pauliceia a perfomance dos ativistas de São José do Rio Preto, cidade do interior de SP, que, como sempre, esbanjaram criatividade e coragem. A comissão de frente, formada por jovens, levou para a marcha, organizada pelo #vergonhariopreto, tampas de caixão pretos em papelão, batizadas com os nomes de  vereadores denunciados por práticas de corrupção, com o intuito é de mostrar o enterro do prefeito e vereadores, como esclarece Roberto Prota, do Política & Debates
    Todos os integrantes do movimento, e para indignação de qualquer um, desfilaram sob ameaça do suplente e, também, candidato a vereador Daniel Caldeira, além de presidente do partido PSL: O político, digamos assim, teve a cara de pau de declarar na rádio local que levaria 500 pessoas, pagas, para um confronto com o pessoal do # vergonhariopreto, como revela  Gustavo Antonio Panin Ciocca, que também faz parte do grupo.
   Ciente disso, a polícia procurou o movimento para informar que garantiria a segurança. E garantiu mesmo, como confirma Washington Carvalho, integrante do movimento: " Vários oficiais acompanharam a marcha à paisana e filmaram toda nossa ação", diz ele, e, também, secretário-geral do PV de São José do Rio Preto, esclarecendo que a polícia vem protegendo o movimento havia meses.
     É que não é de hoje que esses ativistas são ameaçados por poderosos da cidade. Mas o clima de bang bang esquentou mesmo depois do dia 31 de julho, quando capangas cobriram de porrada um dos integrantes do #vergonhariopreto durante, pasmem, uma sessão da Câmara de Vereadores para a votação de abertura de processo de cassação do vereador Oscar Pimental (PSL),e, também, presidente da casa, por suspeita de exploração sexual de duas menores de idade.
    Na ocasião, essa turma do balocobaco - que, a propósito, bate o ponto nessa casa para pressionar às autoridades a apurar n denúncias de corrupção, ainda foi intimidada pela presença de uma tropa de choque solicitada pelo incansável Caldeira. Diante disso, integrantes do #vergonhariopreto, além de registrar um B.O. nas delegacias contra o sujeito, o denunciou ao Ministério Público e à OAB, Ordem dos Advogados do Brasil. E, três dias depois, também denunciou à Polícia Federal a ligação irregular entre o presidente da Câmara com o Sindicato dos Motoristas, responsável pelo transporte, em ônibus, de manifestantes pró-Oscarzinho, presentes no espetáculo de pancadaria e intimidação na Câmara, em 31 de julho.
     Desde então, o pessoal tem andado com um olho na frente e outro nas costas para, pelo menos, tentar evitar virar saco de pancada de capanga ou coisa bem pior mesmo. " Antes, a gente entedia que essas ameaças eram para esvaziar o movimento no desfile, povoado por jovens e adolescentes", afirma Washington, e prossegue, " mas elas são proteger o prefeito, acusado de fraude em licitações", e conclui:  Não dá para a gente ficar batendo nas denúncias contra o prefeito e brincando de gato e rato com os capangas ao mesmo tempo", esclarece Washington, que foi contatado por um jagunço que fez uma ameaça de morte a ele e a meninada do movimento na marcha do ano passado. Pouco depois, Washington sofreu um infarto anunciado havia algum tempo. Não se sabe se à ameaça o precipitou ou não , o fato é que ele teve um infarto após esse recadinho desagradável.
     A manobra radical da jagunçada, porém, para calar a boca desse integrante de o #vergonhariopreto - um grupinho carne de pescoço que não sai do pé dos corruptos - não esmoreceu o seu espírito combativo.   "Se eu ficar alheio a tudo isso, ai é que eu tenho outro infarto!", diz ele, rindo de si mesmo. Vale ressaltar que a situação por lá é tão punk que até cachorro late pra autoridade em palanque- a cena está no vídeo.
    A sacada bem-humorada cai como uma luva nesse rapaz, de 5.0., que faz lembrar um soldado do incrível exército de Brancaleone no combate à corrupção e à degradação ambiental em São José do Rio Preto. Com mente e coração de pirata, ele também está metido em todas as manifestações libertárias da cidade. E, de quebra, não tá nem ai para os holofotes nem de olho em outros interesses. A luta dele é para e pelo bem da cidade. E ai Obama e movimento cibernético de anticorrupção, em especial, de São Paulo,   Washington Carvalho não é o cara?

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Rogério, obrigada mesmo. Você me add a um grupo de educação e gostei muito. Estou querendo falar sobre o tema. Agora, estou terminando uma série de posts, e assim publicá-los, vou querer escrever algo sobre educação. Depois, entro em contato com vc. Bjs

      Excluir
  2. A luta do movimento #vergonhariopreto, do qual Washington Carvalho é uma das lideranças, nos inspira à construção do debate político nos demais municípios do Brasil! Até quando populações inteiras serão subjugadas por meia dúzia de bandidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi cozinheiro do navio, é um absurdo mesmo. Não falei nem a metade do que rola por lá. E o surpreendente é que Rio Preto não é uma cidade perdida no mapa de SP. Pelo contrário, tem quase 500 mil habitantes e um padrão de vida razoável. Agora o que eu acho mais lamentável é ver que um bando de gente que se engaja em causas sociais, como um pessoal do movimento anticorrupção cibernético daqui, de SP, põe o ego e outros interesses na frente da causa. Sem falar que alguns dão show em práticas antidemocráticas. Diante desse quadro, eu fico um pouco desanimada. bjs.

      Excluir
  3. Aqui em Brasília foi complicado. Várias dificuldades nos foram impostas, mas não desistimos, e a marcha novamente foi um exemplo para o Brasil!

    A todos que, mais uma vez, compareceram, e nos ajudaram a mostrar aos corruptos quem é que manda no país, nosso muito obrigado!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magela, Giderclay comentou, no post que publiquei na quarta, que vcs tinham enfrentado uma série de problemas iguais ao do movimento em SP, mas que haviam superado. Por aqui, eu acho mais complicado por n motivos, que, inclusive, vou falar no post que pretendo publicar na quarta. Bjs, e obrigada.

      Excluir
  4. Parabéns aos organizadores e aos que compareceram validando o protesto.
    Quanto à SP você tem toda razão. Sou do grupo Marcha pela Ética, pioneiro nas manifestações! Fizemos nosso primeiro encontro dia 18 de junho do ano passado, no Parque do Povo e foi emocionante! A partir dali esses grupos 'apartidários' que não nomeiam os corruPTos, que não dão nomes aos bois, cujos 'líderes' têm interesses politicos pessoais, acabaram afastando muitos manifestantes. Tomaram posse da luta, estabeleceram regras, deram declarações à imprensa em nome dos outros grupos...enfim, desagregaram e esvaziaram qualquer tentativa de manifestação eficiente.
    Ana Serra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, obrigada. Fico pasma mesmo com esse hábito que alguns tem de se apropriar do movimento e das manifestações. Falei sobre esse assunto no post que publiquei na quarta, 5/7. Mas, pra ser franca, eu acho que, nesses grupos de sp, eu só vi gente puxando sardinha para PSDB, para os militares e até Dem. Inclusive, eu li um post de uma dessas super combativas, do Rio, em que ela propunha a um grupo que o povo fizesse uma petição de apoio ao Gilmar Mendes, na época do imbróglio com Lula. Quer dizer, como uma pessoa que, inclusive, criou um grupo de combate à corrupção pode sugerir uma petição de apoio a um dos ministros que votou contra a constitucionalidade da ficha limpa? Agora, pro PT, eu não vi isso exatamente. A não ser em um grupo de debate, em que os petistas meteram uma viseira nos olhos, e ai de vc se falar um a. E o pior é isso que vc disse, essa turma acabou afastando gente da luta de combate à corrupção e esvaziando qualquer tentativa de manifestação
      E, pior ainda. Com esse "apartidarismo" todo e práticas antidemocráticas, eles acabaram decepcionando mesmo gente jovem, idealista, que lutava bravamente contra a corrupção, e se sentiu manipulada, usada para outros fins. Pra mim, essa foi a maior sacanagem. Não se brinca com os sentimentos e sonhos de gente jovem. Bjs.

      Excluir
  5. Parabéns ao pessoal de SJRio Preto. Não vamos desistir. Precisamos nos unir em todo o Brasil e estar atentos para não deixar que as bestas-feras do governo federal acabem com o país. Nós somos a resposta para a manipulação, a mentira e o cinismo que tomou conta da política nacional. Não ao relativismo moral. Não a condescendência com práticas corruptas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, a turma de Rio Preto é porreta mesmo! O pior é que esse relativismo moral e essa condescendência com práticas corruptas se observa não só na classe política em geral, como também entre alguns integrantes do movimento cibernético de combate à corrupção. Ou seja, a gente, praticamente, só conta com a gente para mudar esse quadro, mas, entre nós, tem muitos que fazem mais ou menos o mesmo que eles. É isso, na verdade, que me desanima total. Mas quando eu me deparo com um pessoal, como o de Rio Preto, de Brasília, fico, realmente, encantada.

      Excluir